logotematica

Revista mensal vinculada ao NAMID - Núcleo de Arte, Mídia e Informação Digital, do Curso de Comunicaçao em Mídias Digitais e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGC/UFPB

Novo endereço da revista no Portal de Periódicos da UFPB:

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica

Este endereço é o que deve constar no Lattes dos pesquisadores.

 



ATENÇÃO COLABORADORES:
A PARTIR DESTA EDIÇÃO DE AGOSTO, A REVISTA TEMÁTICA PASSA A SER PUBLICADA EXCLUSIVAMENTE NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA UFPB.
OS ARTIGOS DEVEM SER SUBMETIDOS PELO NOVO SISTEMA DA REVISTA QUE SE ENCONTRA NO ENDEREÇO ACIMA.



Publicações de julho de 2014 - Ano X, n. 07


Atos contra a Copa do Mundo no Brasil: o fotojornalismo e o fotodocumentarismo na formação do olhar jornalístico

Adriana Camargo Pereira
Cristiano Nascimento Oliveira
Juliana de Oliveira Rocha Franco

Leonardo Trindade Araújo

Os regimes semióticos da comunicação bios midiática

Laura Fernanda Cimino

Santiago Naliato Garcia

Midia e terrorismo: os atentados ao World Trade Center e suas repercussões na mídia
Leandro Ortunes

Obsolescência do direito autoral e modalidades de licenças pública para a economia criativa

Matheus Monteiro de Lima
Francisco Rolfsen Belda

Juliano Maurício de Carvalho

Histórias e memórias do rádio picoense: o “Correspondente do Interior” por seus locutores

Lívia Moreira Barros

Repensando os usos das mídias contemporâneas na prática pedagógica de professoras da educação infantil

Dilton Ribeiro Couto Junior

Vírus e intertextualidade: a apropriação do biológico e do virtual no vídeo maligno do filme de terror Ringu

Filipe Falcão

A representação cultural do Nordeste nas redes sociais: uma análise da fanpage “Bode Gaiato”

Laís Coelho de Sousa

Adriana Alves Rodrigues

Educação e novas tecnologias da informação e da comunicação: o livro didático digital no Brasil

Bruno Gomes
Fabrícia Guedes
Marina Maracajá
Marriett Albuquerque

Marcos Nicolau

Imaginário e religiosidade na obra Bagagem de Adélia Prado

Marcia Munhak Speggiorin


Memes(?) do Facebook: reflexões sobre esse fenômeno de comunicação da cultura ciber
Humberto da Cunha Alves de Souza


O eco na sociedade da informação:a repetição na revista Veja impressa e on-line

Vanderleia Alberti


Resenhas

As estrelas: mito e sedução no cinema

Hedilberto Pessoa Berto Júnior

Jogo da empregabilidade: identidade e atuação dos diplomados em Relações Públicas pela UFPB

Narjara Xavier


.................................................................................................................................



Publicações de junho de 2014 - Ano X, n. 06


A cobertura internacional do Jornal Nacional: efeitos de proximidade e os fatos “a partir de uma perspectiva brasileira”
Ana Carolina Vanderlei Cavalcanti
Thiago Soares


Série fotográfica: compreendendo suas formas de produção através da obra de DuaneMichals
Suelaine Lima Lucena Agra
Paulo Matias de Figueiredo Júnior


O Big Brother Brasil e o mundo midiático: a fama sob a perspectiva da espetacularização
Geovanni Garcia Ferraz
Robéria Nádia Araújo Nascimento

Infância e Mídia: a utilização do Product Placement como estratégia publicitária nos roteiros cinematográficos infantis

Beatriz Braga Bezerra
Brenda Guedes

Disputa nas imagens: uma análise da cobertura jornalística da Paraíba na reta final das eleições estaduais de 2010

Clara Câmara

Oferecemos brindes: uma pesquisa exploratória de sites brasileiros, norte-americanos e latinos que incentivam a análise por parte dos consumidores

Brenda Alves Soares
Marcia Suian Menezes Aragão
Mellyne Henriques Guerra
Matheus Pereira Mattos Felizola

Disciplinando corpos infantis na Primeira República: os discursos da revista Tico-tico e dos Almanaques de Farmácia

Paulo Roberto Souto Maior Júnior
Janaína dos Santos Maia

Expandida: para muito além da fotografia
Viviane Rodrigues Peixe

A inserção das tecnologias da informação e comunicação em currículos da Licenciatura em Química

Ivoneide Mendes da Silva

Marcelo Mendonça Teixeira
Marcelo Carneiro Leão Brito
Walquíria Castelo Branco Lins

Leitura, texto e produção de sentidos: em cena o verbal e o visual
Francisco Romário Paz Carvalho


A linguagem teatral presente no cinema: o intertexto
Ândrea Cristina Sulzbach


A nova classe C: o fetiche da emergência
Roney Gusmão do Carmo

Sérgio Sousa Magalhães

Gardênia Tereza Jardim Pereira

As coreografias didáticas como horizonte de sentido para as práticas pedagógicas
Vanessa dos Santos Nogueira

Jovino Pizzi


Resenhas

Capitalismo parasitário e outros temas contemporâneos

Simone Pereira de Macedo

Rasgos culturais: consumo cinéfilo e o prazer da raridade

Lincoln Ferdinand


.................................................................................................................................



Publicações de maio de 2014 - Ano X, n. 05


Conflitualidade entre comunicação individual pessoal e autocontrole da privacidade
Victor Correia

Dialogismo e alteridade nos processos de ensino-aprendizagem: caminhos e possibilidades com o uso das tecnologias

Dilton Ribeiro Couto Junior
Alexandre Pedro Selvatti Ferreira Nunes
Luciana Velloso


O papel social das Histórias em Quadrinhos autorais: um estudo de caso com a Novela Gráfica Primas
Alberto Ricardo Pessoa


Arte, mídia e consumo: uma reflexão sobre os valores da pós-modernidade
Geso Batista de Souza Júnior

“É melhor dar esmola do que reduzir impostos”: análise do discurso subjetivo na imprensa brasileira

Santiago Naliato Garcia

Linguagem atrevida: uma análise da apropriação pela mídia do modo de falar adolescente como forma de atrair audiência/leitura

Fernando Aves de Oliveira

Os corpos na história: do real ao virtual

Shayana Busson

Tempos sobrepostos: o cinema e as representações do tempo

Odil Miranda Ribeiro

Do instantâneo aos filtros: a estética fotográfica do Instagram
Aline Lisboa
Gustavo Freire

Estratégias de comunicabilidade no telejornal SBT Brasil: gêneros, corporalidades e pactos simbólicos

Melissa Fontenele

Virginia Sá Barreto

Linguagem audiovisual e antropologia: paralelos entre o documentário e o texto etnográfico
Mário Cesar Pereira Oliveira


Os tanques de guerra sobem o morro: a cobertura fotográfica da invasão militar na Vila Cruzeiro e Complexo do Alemão pela Folha de S. Paulo em 2010
Lucas de Toledo Martins


Tática metodológica: a análise de conteúdo na pesquisa empírica em comunicação
Juliano Paz Dornelles

Vicente Reis Medeiros

Marcel Neves Martins

Hashtags na publicidade: a relação do  #Vemprarua #Ogiganteacordou com as manifestações de junho/julho no Brasil
Nathália Rezende

Marcos Nicolau


Resenhas

A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade

Mayara Silva

Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX
Alisson Gutemberg


.................................................................................................................................



Publicações de abril de 2014 - Ano X, n. 04


A poesia como movimento de significações: o mistério da morte em Helena Kolody
Patricia de Lara Ramos

Humor e nostalgia: o imaginário popular da cultura nordestina no perfil do Bode Gaiato

Andréa Karinne Albuquerque Maia
Fernanda Gabriela Gadelha
Lívia Moreira Barroso
Siméia Rêgo de Oliveira


Educação televisiva: possibilidades do uso do SBTVD em EAD
Moacyr Vezzani Neto
Elias Estevão Goulart


Narrativas do real: Formatos do século 21 para enredos do século I
Débora Ferraz

A constituição dos Estudos Culturais e sua relação com os estudos de mídias: as telenovelas como forma de interpretação do país

Rondinele Aparecido Ribeiro

Aspectos comunicacionais da religião enquanto sistema mediador das vivências: a religião segundo o conceito de ideologia em Paul Ricoeur

Frederico Duarte

Diálogos cronotópicos do protocinema e o cinema expandido

Francisco Soares Neto

A trilha sonora dos games: uma análise da influência e importância das trilhas sonoras no sucesso dos videogames

Caroline Maria Galiza De Andrade Dias
Felipe de Almeida Freitas
Júlio César Toscano Ximenes Júnior
Maurício Ernesto Moura Ramos Júnior
Raquel Gasparello Saggin

A abordagem de conteúdos literários nos jornais impressos piauienses “O Dia” e “Meio Norte”

Lumárya Souza de Sousas
Ada Neri Ferraz
Leila Lima de Sousa

A caverna, o deserto e o tempo da crise: ainda sobre a trilogia Matrix
André Siggia
Diego Azevedos
Paulo Henrique Reis

Jorge Lucio de Campos

Análise de uma propaganda da Skol: a cerveja que desce redondo

Patrícia Cristina Capelett


Resenha

O escudo manchado: um herói em tempo de guerra

Victor Souza Pinheiro


.................................................................................................................................



Publicações de março de 2014 - Ano X, n. 03


Social TV UNESP: proposta de aplicativo em segunda tela com ênfase em modelo de negócios para TV universitária UNESP
Francisco Rolfsen Belda
Matheus Monteiro de Lima
Felippe de Souza Lima


Transposições midiáticas a partir da comunicação d’Os Trapalhões

Rafael José Bona


Um jogo social para TV digital interativa

Thalles Robson Barbalho
Ed Porto Bezerra


Reflexões sobre jogos enquanto estruturas de sentido
Diego Amaral

Fanfiction: possibilidade criativa nos ambientes digitais

Beatriz Braga Bezerra

O ethos do Bahia Meio-Dia: o telejornal baiano líder de audiência no horário de almoço

Janine Pereira Falcão de Oliveira

Paper Street Art na tela: a reconfiguração da produção imagética devido às mudanças tecnológicas

João Henrique Duarte Nadal

A censura é brega: reflexões sobre a música brega e política no contexto da ditadura militar brasileira

Cristiano Oliveira
Leonardo Araújo

Índices de polifonia em textos jornalísticos da Carta Capital

Thiago Matos Prates Chas
Fabiana Pelinson

Pacotes de problemas? Percepção da ética publicitária na venda de pacotes turísticos pela internet
Jackson de Souza
Lucas Alves de Jesus
Paolo Henrique Alves dos Santos

Tamara Rodrigues dos Santos
Raquel Marques Carriço Ferreira


O individualismo e o anteparo: um estudo das personagens de Puig e Saramago e os óculos de sol

Caroline Arenhart de Bastiani


Resenha

A sociedade enfrenta sua mídia: dispositivos sociais de crítica midiática

William Robson Cordeiro


.................................................................................................................................



Publicações de fevereiro de 2014 - Ano X, n. 02


A comunicação como efetivação da transparência na gestão pública: um estudo de caso em uma Prefeitura Municipal no interior do Nordeste
Antonio Gil da Costa Júnior
Carlos Eduardo de Mira Costa


Plataformas de pesquisa: inovações tecnológicas para o desenvolvimento da investigação científica

Marcelo Mendonça Teixeira
Tiago Alessandro Espínola Ferreira


O hibridismo da arte na narrativa da animação
Geny Santos Nowisck


Recortes de ironia em O Rei Lear, de Willian Shakespeare
Bruna Otani Ribeiro

Kamilla Costa Rodrigues
Patrícia Cristina Capelett


O uso da “A Voz Do Brasil” como mecanismo político-partidário na construção da candidatura de Dilma Rousseff

Enio Fachin Franco
Carla Montuori Fernandes

De gênero menor a status de narrativa acerca do país: a telenovela enquanto representação da identidade nacional

Rondinele Aparecido Ribeiro

Formar, treinar e promover o ensino e aprendizagem: caracterização da faixa educativa da TV Brasil

Tiago Nunes Severino

O posicionamento e suas transformações na publicidade

Bianca Waideman Pereira
Edson Roberto Bogas Garcia

O uso das redes sociais digitais por empresas públicas: um estudo de caso do BNDES, Caixa Econômica Federal e Correios

Elza Cristina Gomes da Silva
Mariana Eunice Alves de Almeida

Desafios na construção de um eixo teórico metodológico nos estudos de recepção
Fábio Soares da Costa
Janete de Páscoa Rodrigues


O roteiro no documentário contemporâneo: o dispositivo que aciona a ‘realidade’

Ana Johann

Política Encenada: reflexões sobre midiatização e poder
Sávia Lorena Barreto Carvalho de Sousa


Resenha

Hipertexto e cibercultura: links com literatura, publicidade, plágio e redes sociais

Francisco Romário Paz Carvalho

A sociedade enfrenta sua mídia: dispositivos sociais de crítica midiática
Fabiana Pelinson


.................................................................................................................................



Publicações de janeiro de 2014 - Ano X, n. 01


Fakes de humor no Twitter e o caso do perfil @JornalismoWando
Camila Cornutti

Das primeiras experimentações do cinema de atrações ao cinema clássico norte-americano: intertextualidades entre literatura e cinema

Loana Ogiboski


Memórias coletivas e processos colaborativos: o caso do filme A life in a Day
Vanessa Amália Dalpizol Valiati


Design de Interação e o Q-Acadêmico: análise do uso de artefatos interativos na construção do conhecimento dentro do curso de Design Gráfico -IFPB Cabedelo
Raquel Rebouças
Vítor Nicolau
Amanda Vilar
Danielle Trinta
Hossein Albert Cortez
Wallace Lopes


Cinema interativo: mito ou novas perspectivas?

Aline Lisboa

Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal: uma análise do relacionamento das instituições bancárias com seus públicos no Facebook e Twitter

Josilene da Silva Félix
Paullini Marielle da Silva Rocha
Rôsilane Pereira de Souza
Viviane Costa Soares
Andréa Karinne Albuquerque Maia

Lucía Miranda (1860): uma cativa entre a civilização e a barbárie

Bruna Otani Ribeiro

Merchandising editorial e cultura do consumo: uma análise da marca Avon no remake da telenovela Ti Ti Ti

Alexia Virginia Azevedo Souza
Hermeson Manoel Ferreira da Silva
Gardênia Pereira Jardim
Raira Samela Sena Oliveira


O conceito de ideologia e sua aplicação na perspectiva crítica da comunicação

Carlos Augusto de França Rocha Júnior

O realismo fantástico de Saramandaia e as suas expansões transmidiáticas
Daiana Sigiliano


Representação no cinema documentário: análise dos filmes Santiago e Jogo de Cena

Fernanda Bernardes

Um fotógrafo, uma câmera, dois mitos
Luis Fernando Frandoloso


A indústria da música como promotora de entretenimento
Cristiano Max Pereira Pinheiro
Luciana Leie
Mauricio Barth


Educação digital na cibercultura: para onde (não) nos leva a tecnologia
Marcos Nicolau
Roseane Nicolau


Resenha

As armas da persuasão: como influenciar e não se deixar influenciar

Jackson de Souza


.................................................................................................................................